Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


CONTADOR DE VISITAS


contador View My Stats

página de fãs


Pesquisar

 

sitemeter


Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


QUANTO ANOS O SENHOR TEM?‏

por Francisco Gomes, Segunda-feira, 10.11.14

Outro dia o meu neto Mateus, que tem 12 anos, perguntou: Vovô, quantos anos o Senhor tem? Querendo criar expectativa em torno da minha idade disse: Vou te dar uma série de pistas para você tentar descobrir a minha idade.

 Nasci antes do rádio a pilha ou transístor. Naquele tempo só existia o "rádio Rabo Quente". Também não existia Televisão, nem as Vacinas contra a "Pólio", não existiam máquinas copiadoras, (Xerox). Comidas congeladas, Lentes de Contato, Pílulas Anticoncecionais, não existia o Radar e nem o Raio Laser. Não se falava em Ar Condicionado ou aquecedores a Gás, Lavadoras ou Secadoras. As roupas eram lavadas à mão e colocadas para secar nos varais. Os homens não haviam chegado à Lua. "Gay" era uma palavra inglesa que significava pessoa alegre, contente, não "homossexual". Lésbica era uma palavra desconhecida, os rapazes não usavam o brinquinho e nem o piercing.

Não se falava no Computador, em Terapias em Grupo. Até aos 25 anos, tinha que chamar os homens de Senhor e as mulheres de Senhoras ou Senhoritas. A Virgindade era muito preservada e tinha grande valor. Fui ensinado a respeitar os mais idosos, saber o que é bem e o que é mal, ser responsável pelos meus atos. Comida Rápida, era quando o gente estava com pressa. Ter bons relacionamentos, era se dar bem com primos e amigos. Tempo compartilhado, significava partilhar tudo com a família, passar as férias juntos.

Não haviam telefones móveis, música estereofónica, Rádios FMs, Fitas  Cassete, CDs e DVDs, não existiam máquinas digitais, calculadoras, nem fixas quanto mais móveis. Notebook era um livrinho de anotações, GPS, nem se falava. Os relógios tinha que dar corda para ele marcar as horas. Não haviam máquinas Video Poker e nem de qualquer jogo. Não haviam cafeteiras elétricas, micro ondas, filmadoras, fotos instantâneos. As fotografias, preto e branco, levavam alguns dias para ser revelados. Coloridas, nem pensar. "Made in Japan", eram artigos bons e mereciam confiança, não se falava em "Made in Korea", "Made in Taiwam" ou "Made in China" . Não se falava em Pizza Hunt, MacDonalds ou Bobs.

Existia uma moeda chamada "Tostão" que dava para qualquer "pipoca", "gelado" "refrigerante", comprava o jornal e pagava a passagem nos Carros Elétricos. Os Trens eram os  famosos "Maria Fumaça". Naquele tempo, quando tinha 17 anos, vim de Portugal, viajei 12 dias de Navio. Hoje se chega em 9 horas. A "erva" não servia para se fumar, somente o tabaco. Hardware era uma ferramenta e SoftWare não existia.

A gente acreditava no namoro e no Casamento, mas só entre um homem e uma mulher, era o único meio legal para ser ter filhos. E agora, diante de todas estas pistas, quantos anos achas que eu tenho? O meu neto muito espantado disse: Vovô o Senhor já tem 200 anos? Não, meu netinho, tenho apenas 81.

                                                     

Deus abençoe a todos

                                                 

Agostinho  Gomes  Ribeiro 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:44

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

1 comentário

De cunha ribeiro a 10.11.2014 às 22:51

Mais um texto muito interessante do "jovem" Agostinho Ribeiro. Já agora lembrava GALILEU que a propósito de um pergunta seobre que idade tinha respondeu:
- 8 0u 10 anos;
- Está a gozar, perguntaram de novo.
- Tenho OITO ou DEZ de vida sim senhor. Os que me resta viver...

Comentar post



Comentários recentes

  • cunha ribeiro

    Absolutamente de acordo!

  • Cláudio Dias Aguiar

    Sou Cláudio Dias Aguiar, único filho do casal Raim...

  • mami

    domingo gordo é mesmo para enfardar :D :D :D

  • Anónimo

    Os meus pesames a familia.

  • Ebe Taveira

    Como assim??

  • cheia

    Muitos parabéns pelas suas oitenta e quatro Primav...

  • cunha ribeiro

    À Emília e ao Orlando Branco, filhos da Dona Alice...

  • cheia

    Já não bastava  as agencias de rating conside...

  • cunha ribeiro

    Grande texto sr Agostinho Gomes Ribeiro. Partilho-...

  • João Ribeiro

    Parabéns primo Agostinho pelo belo texto sobre a S...




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg