Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


ESTOU VELHO

por Francisco Gomes, Sexta-feira, 23.11.12

           Outro dia, na cidade do Rio de Janeiro, viajava no Metro. Como estava muito cheio, reclamei o lugar reservado aos idosos que estava ocupado por uma jovem, que não mostrou qualquer sensibilidade ao meu pedido. Imediatamente várias pessoas passaram a fazer coro comigo, a jovem  a contra gosto levantou-se, mas me chamou de  velho chato e parasita.

          Sim, eu sou velho, mas não me troco por nenhum jovem. Com muita calma, expliquei aquela moça, que eu era idoso, mas não chato e nem parasita, que sentia muita alegria em chegar a minha idade, ela não sabe se chegará. Notei que a jovem ficou um pouco constrangida diante da reação de vários passageiros.

          Mas em geral, os velhos não são respeitados, em muitos casos, são até desprezados por esta sociedade ingrata, em todas as partes do mundo. Os idosos  são considerados entraves e responsáveis pelas crises financeiras de muitos países, por isso são desrespeitados nos  seus direitos, porque  são considerados os entraves do progresso, nos lugares que eles têm a ousadia de frequentar. Muitas vezes suas opiniões não são consideradas, às vezes, nem pelos próprios familiares. Acham que estão ultrapassados e sem condições de viver no século vinte e um.

          No entanto, muitos jovens ao rejeitar a sabedoria dos idosos vão cair em situações difíceis, por não dar atenção a ideias ortodoxas de quem já viveu situações piores.

         Mas os jovens de hoje, são educados pelo computador e pela mídia, por isso são fracos e temerosos.  Não resistem a uma "boca de fumo" Entregam-se aos prazeres com muita facilidade. Têm  medo de se jogar  na   vida. É muito difícil encontrar um jovem que vence pela ousadia.

          Eu não tenho medo de enfrentar a situação e nem de acompanhar o progresso, mas vejo e assisto a muitas situações que não gostaria de ver. No limiar dos meus 80 anos, levo uma vida que deixa muitos jovens espantados. Eu sou muito alegre e muito feliz, porque posso dar grande parte do meu tempo aos meus irmãos mais necessitados. Sou o responsável por uma farmácia comunitária, na Igreja do meu bairro. Trabalho dois dias por semana, atendo uma média de 80 pessoas por  dia. Vou a muitos lugares, recolher remédios, doações, muitas vezes, chego até a pagar táxi por minha conta. Ainda, dois  dias em cada mês, eu trabalho no Cemitério  de maior movimento na América Latina, ali acontecem uma média de 30 sepultamentos diários, o meu trabalho e de outras pessoas é atender e confortar  as famílias enlutadas, transmitir-lhes esperança em nome da Igreja Católica. É um trabalho muito cansativo, mas muito gratificante. Talvez pela minha intensa  atividade, é que não sinto o peso dos anos.

         Estes trabalhos voluntários, eu vou fazer enquanto Deus quiser. Na minha idade, tenho toda esta atividade, por isso, fico triste quando vejo jovens viciados, muito mais  inúteis à sociedade do que eu. Mas eu gosto dos jovens e fico feliz quando os  vejo  vencer pela ousadia, como muitos  que eu conheço. O jovem  vence pela ousadia, o velho  vence pela sabedoria.

                                                                                       

Abraços para todos

 

 Agostinho Gomes Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:27
editado por cunha ribeiro às 16:22

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

2 comentários

De cunha ribeiro a 23.11.2012 às 08:56

Muito bom texto!

De joaodeparada a 23.11.2012 às 18:11

TEXTO EXELENTE, DIGO EU.
PARABÉNS.
SAUDAÇÕES ,PARADENSES
JOÃO RIBEIRO

Comentar post



Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg