Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


O Livro da Minha Vida

por cunha ribeiro, Quarta-feira, 11.12.13

 

Dois anos e meio de vida entre o rés do chão e o sétimo andar de uma cidade que gira, baloiça, acelera, vai e vem, a uma velocidade alucinante, bastam. Os prazeres irrepetíveis do Verão mais quente da tua vida, deixaram de estar no teu horizonte. Chegou a hora.  Abandonar a urbe que te fez  sonhar, abrir a mente, crescer, é para ti uma urgência. 

Os ruídos metálicos dos trilhos de Port Royal  ensurdecem-te; as filas de carros nas praças, rotundas, e boulevards cansam-te;  as noites sem estrelas, as prostitutas de S. Denis, os cabarets causam-te nojo; a Sorbonne, o Louvre , o Panthéon que tanto te fascinavam, enfastiam-te agora. 

Soou a hora. Deixas para trás o Sena a  escorrer o seu charme de barro sujo debaixo das pontes; Os sinos de Notre Dame Tocam ao longe, cada vez mais longe.   Regressas à tua terra. Ao sol do meio dia, ao som noturno dos ralos, ao teu sossego.

 Leste o livro. Leste-o de fio a pavio, sem parar, quase sem respirar. E agora só pensas nisto. Voltar. Regressar à tua aldeia. A dada altura leste: "Para os vales profundamente cavados, desciam bandos de arvoredos..".  E a tua imaginação, já com as asas do sonho no ar, o que viu?  A serra da tua aldeia e o arvoredo. Árvores e árvores em movimento do cume até à veiguinha! Visão fantástica, a tua. Eça no livro que acabas de ler , "A Cidade e as Serras", descreve Tormes, junto ao Rio Douro, e tus vês Parada e o Rio Corgo! Só tu, meu amigo. Claro que o Rio Douro - tal como o Corgo -  é mil vezes mais belo que o Rio Sena, e as árvores e as montanhas de Tormes - tal como as da serra da tua aldeia -  parecem na realidade em movimento,   ao contrário das de Boulogne ... que monotonia, as árvores do Bois de Boulogne em Paris!

 

Sim, "Jacinto", que belo livro este, para quem gosta dos cheiros únicos da nossa serra! Da nossa TERRA!

 

Afonso Valtique

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 19:22

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg