Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .



página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


BRUNO PIRES: TEXTO SOBRE O "ENCERRAMENTO DO ANO SACERDOTAL"

por cunha ribeiro, Segunda-feira, 31.05.10

Encerramento do Ano sacerdotal


Depois de um Ano Sacerdotal, no qual a igreja convidou a meditar o sacerdócio em torno da figura de S. João Maria Vianney, eis que nos aproximamos do fim.

Dada esta aproximação, que tem como data de encerramento, a festa do Sagrado Coração de Jesus, o Papa convidou os padres de todo o mundo para as celebrações conclusivas deste Ano Sacerdotal, de 9 a 11 de Junho, em Roma.

Afirmou que o encontro, vai ser uma ocasião para meditar na conversão e na missão, bem como no dom do Espírito e na relação com a Virgem Maria, mas também uma oportunidade para os padres renovarem as suas promessas sacerdotais, sustentados por todo o povo de Deus.

Sublinhou ainda, que os padres devem conduzir os fiéis no rumo que Deus quer, e não na direcção que lhes “parece mais conveniente ou mais fácil”, apelando todavia que a acção dos padres exige uma “disponibilidade incondicional”, deixando que o próprio Cristo governe as suas vidas.

Tomando a iniciativa e os conselhos do Santo Padre, a celebração do encerramento do Ano Sacerdotal na nossa diocese será no dia 11 de Junho, com o seguinte programa: 10h00 – meditação e balanço sobre o que foi o Ano sacerdotal na diocese; 12H00 – Eucaristia presidida pelo senhor Bispo, D. Joaquim Gonçalves. São convidados, de modo especial todos os padres da diocese, e diáconos, para além do povo cristão.

 

Bruno Pires


 

COMENTÁRIO:

 

Não resisto a comentar ( só ao de leve ) o texto do Bruno, meu sobrinho, cujo percurso de vida sigo com atenção, e, devo dizê-lo, com admiração ( porquanto, está à beira do sacerdócio, o que, a acontecer,será, se não estou em erro, o primeiro na nossa aldeia a fazê-lo, já que o saudoso José António Gomes, embora à beira de o ser, acabou por seguir outro caminho - não menos honroso, diga-se).

 

Pois bem, vou então pegar na "frase" que me chamou especialmente a atenção neste texto: " ...a acção dos padres exige uma disponibilidade incondicional, deixando que o próprio Cristo governe as suas vidas...".

 

E dizer que subscrevo inteiramente a mensagem que lhe está subjacente, que a meu ver é a seguinte:

 

Os padres, quando decidem optar pelo caminho do sacerdócio, devem ter a noção exacta das suas escolhas e rejeições.

Quem escolhe ser padre opta por ser um servidor de uma comunidade. A disponibilidade de um sacerdote para as necessidades dos outros deve ser total. O padre é ou deve ser um cidadão altruísta. O egoísmo não pode nem deve fazer parte do comportamento social de um padre. Um padre egoísta não pode ser um bom padre.

O egoísmo é uma atitude que se veste de várias maneiras. O homem é egoísta em diversas circunstâncias da sua vida. E às vezes é egoísta e pensa que não o é.

Um pai quer normalmente o melhor para o seu filho. Por isso, numa situação de conflito de interesses, por exemplo um emprego que depende de uma "cunha", um pai fará tudo para que o seu filho ocupe o lugar em vez do filho do seu vizinho.

Ora isto o que é senão uma atitude egoísta?

Essa é uma das razões que me levam a entender a defesa do celibato sacerdotal. Um padre casado e com filhos são só sarilhos... É a defesa dos interesses familiares que mais o irá preocupar. O "rebanho", por muito que o preocupe, esse vem muito depois...

E mais razões haveria em defesa desta opinião; mas por hoje fico-me por aqui.


Autoria e outros dados (tags, etc)

às 18:12

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg