Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Julho 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


PARADA À ESPERA

por cunha ribeiro, Sábado, 31.07.10


 

 

 

Que Parada de Aguiar, a mais antiga,  venha um dia a ser uma aldeia mais bonita é um desejo de alma.

Oxalá surjam, entre os mais responsáveis, pelo menos algumas cabeças que pensem a aldeia, não apenas como uma rede de caminhos, como tem acontecido até agora, mas como um todo, onde se valorizem as ovelhas, as cabras, as vacas e os bois; mas também a fonte, o tanque, a escola, a capela, o largo e a rua.

Civilizar não é só compor caminhos ou construir casas novas; civilizar é valorizar o que já existe, que nos liga ao nosso passado e nos faz reviver as nossas memórias.

As mais belas aldeias de Portugal são aquelas que requalificam o seu passado, seja reconstruindo casas particulares que caem, seja restaurando obras comuns que envelhecem.

Em Parada , infelizmente, há ainda poucos exemplos de como se deve agir para que a aldeia se transfigure, e mostre a quem a visite a sua beleza mais genuína e natural. Entre esses raros exemplos destaco dois: a recuperação das fachadas de duas casas: a do Sr. Diamantino, na Cruz Carreira, e a do António Almeida. Um e outro tiveram o gosto apurado no restauro das suas casas. Por isso os dois estão de parabéns.

Mas há ainda muito a fazer: A Torre da Capela ( de que já falei noutro post) deveria harmonizar-se com o restante edifício; a fonte do mouro ser limpa e embelezada; o moínho recuperado; a fraga do "Iteiro" reconverter-se naquilo que é - um santuário medieval; os canastros, símbolo de toda uma região, mereciam ser restaurados; a escola . esse crime de lesa património que  se prolonga no tempo - espera ainda a sua reconversão; o Viveiro anseia por uma via digna que leve as pessoas de carro pela aldeia até lá; e deve ser reflorestado e readaptado a uma função que o torne um sítio mais aprazível, procurado por quem viaja pelas nossas terras, um lugar a visitar com frequência. No Viveiro, aliás, poderia funcionar a preceito um parque de campismo.

Parada continua à espera quase justificando o seu nome.

Oxalá, não espere muito mais tempo.


Autoria e outros dados (tags, etc)

às 01:10

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg


subscrever feeds