Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


As Origens do "nome" AGUIAR

por cunha ribeiro, Sábado, 11.09.10

 

 

Este texto foi retirado da seguinte...


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/38060/1/FAMILIA-AGUIAR/pagina1.html#ixzz0zF4o2ea0

 

Família Aguiar

 

 

Primitivamente entendia-se por "lugar onde ordinariamente habitam águias". O primeiro a utilizar esse sobrenome foi Pedro Mendes de Aguiar, que viveu no tempo de D. Henriques, no Século XII. Já Aguilar seria a forma espanhola deste sobrenome, da linhagem dos Aguilares de Andaluzia, principalmente de Córdoba. O personagem principal deste sobrenome foi D. Afonso de Aguilar, senhor de Aguilar. Como apelido de família é de origem onomástica da língua portuguesa e sua origem espacial é toponímica derivada do nome de uma ave, a águia, equivalente ao termo castelhano Aguilar.
Os Aguiares existem desde a antiguidade, muitos vieram para o Brasil, tendo tal sobrenome em estados do sul e do nordeste. No Ceará, há uma grande família Aguiar influente e outro ramo dessa família migrou do nordeste para Santarém, no estado do Pará , Amazônia Legal. Sendo de origem da Espanha, foi para Portugal e de lá para o Brasil em busca de uma vida mais segura. A causa da família emigrar para Portugal foi a caça às bruxas, pois haviam suspeitas da magia negra nesta família. Depois dessa proibição na Espanha, em Portugal viviam bem e a família originou muitos descendentes. Quando o caçador de bruxas Clastron Wedcover partiu para Portugal em busca da família Ribeiro Aguiar, eles planejaram uma fuga escondida para o Brasil, conta-se que, depois disso estão aqui até hoje.
Os Aguiares do sul vieram para o Brasil junto com os 50 casais de Porto Alegre que se espalharam no interior dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pelo projeto de ocupação das terras do sertão dessa região. Os cearenses da Família Aguiar são descendentes de Narciso Lopes de Aguiar, Vicente Lopes de Aguiar, Francisco Lopes de Aguiar, José Cláudio Aguiar, Raimundo Gabriel Aguiar e José Cláudio Dias Aguiar.
Os ‘Aguiar’ como preferem ser chamados, que estão no Pará já são migrantes brasileiros, descendentes dos primeiros que sairam do Ceará, fugindo da seca, da ausência de políticas de governo no sertão ou participante de projetos de colonização e reforma agrária, como ocorreu com muitos nordestinos no ciclo da borracha e na época do ouro, na construção da Transamazônica e com a extração da madeira. Atualmente, esses dedicam-se à prestação de serviços do terceiro setor, tais como: comércio de roupas, de calçados e de material escolar e de alimentos, vendas no atacado e no varejo em feiras livres, locação de imóveis, agronegócio, beneficiamento da madeira e outras ocupações, como acontece com os Aguiar cearenses que vivem em Santarém e Itaituba, no sudoeste do Pará.

 

 

Nota: Depois de ler este texto fiquei com a impressão que os AGUIARES do CEARA do Brasil, eram originários do nosso concelho, e tinham vindo de Espanha acossados pela mania da caça às bruxas. 

Enfim, não bastava terem-nos invadido com armas, ainda nos perseguiram à vassourada...

( Agora percebo aqueles serões de antigamente, e as histórias de bruxas e lobisomens...).

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 18:16

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

9 comentários

De Cláudio a 07.12.2010 às 01:59

Pelo que sei.. Manoel   Carrasco era filho de imigrantes PORTUGUESES. Ele nasceu no Brasil (em Pernambuco) e fixou moradia em uma região do Vale do Rio Acaraú (entre as cidades de Marco e Bela Cruz, no Ceará). Seu filho, Nicácio, formou família na cidade de Sobral (seguindo o leito do Rio Acaraú !). Como quase por tradição,
Narciso Lopes de Aguiar (filho de Nicácio) seguiu por "tal rio cearense" e fixou-se na antiga Acaraú-Mirim (Massapê-CE). Foi, no Mirim (atualmente Ipaguaçu), onde cresceram os "Lopes" ...ou melhor...os Lopes Aguiar. Ruas, creches, escolas, clubes de Massapê levam os nomes destes AGUIARES...

Comentar post



Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg