Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


MEMÓRIAS, Cunha Ribeiro

por cunha ribeiro, Domingo, 30.08.09

O COMBOIO DAS SETE
 
 
Quem não se lembra daqueles silvos agudos, aqueles apitos prolongados, primeiro, intermitentes, depois,( devolvidos, em eco, pelos picotos) cada vez mais sonoros,  mais agudos e estridentes, à medida que se iam aproximando de nós?
Era o anúncio da aproximação do memorável comboio da “Linha do Corgo”. Esse “cavalo negro” que suava fumo várias vezes por dia, a horas certas, ( era quase um relógio para as gentes do campo), entre a “Valsada” e a “Rebolfa”.
Ao ver a imagem acima, recordei o dia em que, pela primeira vez, tomei um banho de civilização. A Inês, minha prima, pegou em mim ao colo, levou-me até ao apeadeiro, e subiu comigo os pequenos degraus de uma das carruagens daquele “monstro de ferro, "vestido de negro”, cheio de gente, de lés a lés. E começou ali uma viagem alucinante, um filme  " de terror", com alguns momentos de excitação  e medo  invulgares, a transbordar de suspense.
Primeiro, "aquele muro" em Vila Pouca, ali mesmo, no nariz da locomotiva, a inquietar a criança de aldeia, com quatro anos de idade, habituada ao movimento fácil e lento dos carros de bois.“Como iria o monstro de ferro ultrapassá-lo sem que houvesse  destruição e tragédia?! Que milagre poderia ocorrer?! Estariam os adultos bons da cabeça?!
 E não é que o “milagre” se deu”?: o comboio partira… e, para meu espanto, nada de especialmente atroz acontecera! ( Os quatro anitos do pequeno aldeão, não perceberam que a linha com o muro de fronte, era uma linha de espera, para que o comboio vindo de Chaves pudesse passar. E que, com os carris principais já libertos, o “seu”comboio faria o necessário desvio para se lançar, novamente, no percurso quotidiano de sempre.).
Um pouco mais adiante, porém:
Já em plena recta de Sabroso, com o comboio "na brasa", de “carvão a fundo”, olho pela janela e que vejo ?
Toda a natureza à beira-linha parecia fugir, desenfreada, em sentido contrário à nossa marcha! Não sei se foi logo aí que, a indagação minha,  o fenómeno me foi explicado; mas julgo que não. O que contribuiria para aumentar o perturbante clímax da minha aventura.
Agora o comboio galgava os pinhais e montanhas de Loivos, e já se via, ao longe, o vale cavado e profundo de Oura. Eis se não quando, após uma curva, longa e apertada, virando repentinamente à esquerda, a linha aparecia, aos meus olhos, a descair na direcção do abismo. Com o coração aos pulos, e de olhos fechados, aflito,de respiração suspensa, assim fiquei eu, mudo e espectante, durante longos instantes, a "rezar" para que o "monstro" se não projectasse para o abismo.
Poucos minutos depois, porém, parávamos na estação de Vidago, sãos e salvos... E o fedelho de quatro anos de idade, saía da carruagem e da sobressaltante viagem, enquanto olhava, pasmado, para as frondosas e altas copas das Tílias, ali à beira da estrada. " Como eram pequenos e frágeis os carvalhos da  sua aldeia... à vista daqueles gigantes verdes, de casca branca, ali, tão perto de si!"
 
 
 


Autoria e outros dados (tags, etc)

às 11:55

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg


subscrever feeds