Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


Esqueçam Messi e Ronaldo... Este sim é um duelo sério e interessante

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 10.11.11

 

 Terapias do cancro em disputa:

 

   Barreiro versus Fundação Champalimaud

Tratamento inovador da Fundação Champalimaud não é o mesmo do Barreiro

10.11.2011 - 10:26 Por Isabel Sottomayor

O tratamento da Fundação só existe em outros quatro paísesO tratamento da Fundação só existe em outros quatro países ()
 O tratamento de radioterapia em dose única anunciado ontem pelo director da área do cancro da Fundação Champalimaud, Carlo Greco, não é o mesmo que é administrado no serviço de radioterapia do Centro Hospitalar do Barreiro/Montijo (CHBM) há meio ano, ao contrário do que afirmou ontem à Rádio Renascença o director daquele serviço, Paulo Costa.

A Fundação Champalimaud, em declarações ao PÚBLICO, afirmou tratarem-se de "tratamentos e tecnologias diferentes". O equipamento que a fundação terá em funcionamento na Primavera do próximo ano é o "equipamento mais avançado do Mundo", existindo apenas em mais quatro países: Suécia, França, Itália e Estados Unidos da América. A máquina da fundação será ainda "equipada com ferramentas especiais que a tornarão realmente única no mundo", defende o porta-voz da fundação. 

O equipamento irá possibilitar a administração de "uma radioterapia por imagem guiada, em que se faz uma TAC e o tratamento em simultâneo, que exige um elevado nível de precisão para que a dose única seja aplicada no local adequado e se torne suficiente." Desta forma, "em 10 minutos consegue-se o mesmo do que com a cirurgia, mas permitindo ao doente ir para casa de seguida", garante Carlo Greco, acrescentando que a radioterapia administrada desta forma é "indolor e não tóxica". O director da área do cancro da Fundação Champalimaud esteve envolvido nos estudos que permitiram o desenvolvimento desta técnica que é, de facto, "pioneira" no tratamento oncológico. 

Independentemente das tecnologias envolvidas, em ambos os tratamentos o prognóstico para os doentes é animador. Paulo Costa afirma que os pacientes do CHBM que, desde Maio deste ano, foram sujeitos ao tratamento de radioterapia, se encontram "muito bem". Carlo Greco revelou também que as experiências já realizadas permitem concluir que o tratamento "funciona em todos os tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim", adiantando que se verificou "uma taxa de sucesso de 80% deste tipo de tratamento nos casos de cancro dos rins".

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 19:33

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg