Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


Voltando à Escola Primária de Parada do Corgo

por cunha ribeiro, Segunda-feira, 09.01.12

 

Aproveitando a oportunidade de ser tema de votação, volto à Ex-Escola Primária de Parada de Aguiar para dizer o seguinte:

 

1. Julgo que todos estarão de acordo que foi um erro de palmatória permitirem que a casa onde muitos de nós aprendemos a ler e a escrever  passasse para o domínio da Câmara Municipal de Vila Pouca. Creio que isso aconteceu quando a Escola foi objecto de um pequeno restauro, tendo a Edilidade aguiarense "aproveitado" o facto de o ter feito por sua conta, para se apropriar da Escola que era dos paradenses, por oferta de Francisco Pedreira, emérito ascendente da Família Chaves.

 

2. Como diria meu pai, não vamos agora chover no molhado. Vamos antes pensar se queremos ou não a Casa da Escola de volta ao seu antigo proprietário - o povo de Parada do Corgo.

 

3. A minha opinião é que SIM - é um dever moral e cívico dos paradenses exigirem o regresso da casa da escola ( chamo-lhe assim, por comodidade expressiva) ao domínio e posse do povo da aldeia.

 

4. Perguntam como será isso possível? É simples: por qualquer um dos meios legais ao dispor, e por acordo dass partes, repõe-se a situação anterior, no registo e na posse.

 

5. Aliás, os dinheiros gastos, primeiro no restauro da escola, e agora na sua transformação em Albergue, foram dinheiros públicos municipais. Dinheiros que de uma maneira ou outra devem ser gastos no território municipal. E, se formos fazer o levantamento do erário público gasto no nosso Concelho, estou certo que Parada de Aguiar ainda terá crédito a seu favor.

 

Por tudo isto, e mais que ainda se poderia acrescentar, julgo que os paradenses podem e devem voltar a ser donos e possuidores de uma casa que a nossa memória não deverá nunca esquecer que nos foi doada não para uma ou duas gerações de paradenses, para para todas as gerações que se perfilam em todo o devir temporal.

 

E os filhos dos nossos filhos ficar-nos-ão muito gratos.

 

 

Francisco Cunha Ribeiro

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:14

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg