Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


Visões do crepúsculo

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 12.01.12

 Depois de subir a Silveira, entro no viaduto - uma longa passadeira em betão leva-me desde o Alvão à Padrela. Olho, maravilhado, por cima de Fontes, o vale e a serra.

 Do lado esquerdo, Vila Pouca é uma concha  de casas e prédios, assinalando o príncípio e o fim de dois vales estendidos ao longo dos rios corgo e avelames.

 O corgo, esse, escorre ali mesmo, ao fundo, à  direita, por esse vale, largo e profundo, a que só o covêlo põe fim.

 Subo agora a montanha, entre Montenegrelo e Parada do Corgo. O apelo às origens, irresistível, turva-me o olhar vagueante, vertiginoso. Estremeço de emoções impalpáveis mas verdadeiras.  Um corropio de memórias soltas, comove-me. Reencontro alegrias passadas, amizades enfraquecidas pela distância, amálgamas de sonhos há muito deixados no corredor do olvido. O pequeno monte coberto de árvores, semeado de pedras, de rochas acasteladas, ali à direita, acorda-me do enlevo.

 Olho a fraga no cimo do monte - um mamilo que o criador ali deixou sabe-se lá com que fim. E o cerro, que o sustem, é um seio da terra que ali ficou desde o princípio do mundo.

 Olho de novo.  Vagamente aturdido. Só vejo o passado. Descubro, então , um glorioso castelo, onde parece edificado um sonho - Parada unida, fraterna, e feliz.

 Bem junto, a Veiguinha é o seu logradouro. Um lugar de aventura, de jogo, e divertimento. Um sítio onde os jovens de outrora  viveram tardes de alegria, pontapeando bolas que o tempo levou.

 E este que escreve estas linhas lembra, com  funda saudade, esse tempo alegre, irrepetível da nossa vida com o nome sonante de Juventude.

 

 Cunha Ribeiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 19:09

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg