Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


O homem e a sua circunstância

por cunha ribeiro, Sábado, 28.01.12

 

" O homem é ele-próprio mais as suas circunstâncias".

 

   Esta citação, com a qual concordo, é de Ortega e Gasset, grande filósofo espanhol.

   E é o exacto resumo do que é o homem ao longo da vida. 

   O homem não muda apenas no corpo, muda também no espírito, na alma. Lembro-me, quando ainda muito  jovem, viver apaixonadamente as façanhas e as derrotas do Sport Lisboa e Benfica. Com as façanhas vibrava, com as derrotas chorava. 

   Nessa altura eu era um rapaz magro, estatura média, e usava cabelo comprido. Era magro, não por passar fome, mas porque tudo o que comia derretia em suor, nas corridas, no jogo, e a calcorrear a padrela. Embora o cabelo fosse comprido porque crescia ( facto natural), usava-o assim, porque era moda ( facto circunstancial) - a prova que o homem, mesmo fisicamente, pode ser ele e a sua circunstância. 

   Mais tarde, a dureza da vida levou-me a mais reflexão e menos paixão. E a paixão pela bola  desceu de prateleira. A razão e o pensamento conduziram-me  ao verdadeiro valor que há nas coisas e nas atitudes humanas.

  É por isso que um padre materialista, ou mulherengo, se desrespeita, e não leva fiéis à sua missa; que os intérpretes do futebol, desde o  jogador ao presidente do clube, com os vencimentos absurdos que têm se desvalorizaram moralmente a eles, e ao próprio espectáculo; que hoje, não fossem os novos irracionais, que são os meus filhos,  raramente,  ou nunca, me deslocaria cem metros ver o Benfica jogar.

  Portanto, o ser humano evolui ao observar e reflectir sobre o que o rodeia.

  O espectáculo grotesco que se observa cada vez mais na política e os reflexos dele na existência de cada um são outra circunstância da nossa vida. Quando vivemos sob a batuta de políticos que nos governam com inteligência e bom senso, o mais acertado é deixá-los estar, e que continuem a governar sem fazer estragos. Quando deparamos com decisões políticas que não apenas ultrapassam a nossa compreensão, mas nos esmagam em sacrifícios, alto lá. É preciso fazer alguma coisa. Agir contra os sacanas, se a causa estiver nas sacanices; contra os incompetentes, se a causa estiver na incompetência; contra os agiotas, se a causa estiver na agiotagem. Agir contra eles todos, se as causas estiverem, em tudo isto.

  O homem é ele e a sua circunstância. Por isso, deve agir contra as más circunstâncias.

 

CR

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 15:09

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg