Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


O ENVELHECIMENTO HUMANO

por Francisco Gomes, Segunda-feira, 30.01.12

 

O envelhecimento humano é um dos grandes desafios da sociedade moderna e tem se manifestado sob diversas formas, segundo os diversos contextos culturais.

          Ao analisar o processo de envelhecimento, devemos levar em consideração a interação de vários fatores, entre eles, o estilo de vida e a visão que a sociedade  tem da velhice, nas diversas culturas e momentos históricos. Ao se comparar a idade cronológica com a idade biológica de certas pessoas, constatamos que elas nunca se apresentam no mesmo patamar. Podemos distinguir o envelhecimento normal e patológico, em razão de determinadas afecções que normalmente acometem os idosos.

          Ao analisar a população de idosos em todas as partes do mundo, constatou-se que em1991, o número de pessoas acima de 65 anos, era de 5,21% de mulheres e de 4,4% de homens. Para 2020, está projetado que haverão no mundo, 8,86% de mulheres e 6,76% de homens com idade acima de 65 anos.

         O grande crescimento da população de idosos, aponta para  grandes problemas: O crescimento de doenças crónicas, próprias da idade, e a saturação do mercado de trabalho, já que muitos idosos continuam nos seus empregos, mesmo depois da aposentadoria, para recompor o salário mensal, uma vez que os salários dos aposentados, são sempre menores que na ativa.

Muitos idosos que não continuam no mercado de trabalho, correm o risco de verem seus vencimentos desfasados.

         O outro grande problema é o descontrole social, provocado pelo aumento de gastos com a Previdênca, a queda na arrecadação, provocado pelo desemprego e pelo alto índice de informalidade. Isto acarreta o descontrole financeiro de muitos países. Temos vários exemplos em muitos países da Europa, que na luta contra o déficit público, são obrigados a tomarem medidas impopulares, acarretando várias crises sociais.

          Muitos idosos passam a sofrer de demência física, com ela vem as doenças de Alzeimar e Parkinson e não raro, problemas de prostat. Os idosos também estão sujeitos a quedas, por causa do equilíbrio comprometido. Com isso, vemos muitos idosos terminarem seus dias, imobilizados pela quebra do fémur, osso principal da estrutura física.

          Na sociedade moderna, encontramos idosos e velhos. Idosos, são aqueles que esquecem os anos vividos, lutam por um ideal, sonham com o progresso e nunca se entregam. Os velhos são aqueles que já não sonham, não lutam, vivem esperando a morte chegar. Graças a Deus, eu já sou um idoso, mas jamais quero ser velho.

          Jesus Cristo disse: No meu Reino só entram crianças: Crianças de cabelos brancos, corcundas, com muletas ou Cadeira de rodas, mas crianças, somente crianças.

 

 Pretendo ser  uma eterna criança!   

 

Agostinho Gomes Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:39

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg