Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


CONTADOR DE VISITAS


contador View My Stats

página de fãs


Pesquisar

 

sitemeter


Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


É PRECISO TER MUITA CORAGEM

por Francisco Gomes, Terça-feira, 24.04.12

 

Estamos no limiar do século 21 e do  Terceiro Milênio. Segundo as previsões, um novo tempo vai se iniciar. Após um século de incertezas, paira no ar uma esperança de que tudo vai melhorar. Será isto verdade? Após tanta  violência, tanta insegurança, tanta corrupção, tantas injustiças, haverá lugar para um novo tempo de estabilidade, de amor e de paz?

          Nós cristãos esperamos que sim, estamos ansiosos que isto aconteça, oxalá que todas as previsões sejam reais. Mas haverá espaço para tantas coisas boas à revelia dos Evangelhos? Diante de tudo o que estamos a assistir, haverá espaço para a Palavra de Deus? Esperamos que sim. Que haja muita compreensão entre os povos, muita harmonia e muito diálogo entre as famílias, muito amor entre os irmãos e muita paz entre as nações

         Mas para que este futuro promissor, não vire uma "utopia", que seja de fato uma realidade, é preciso muita coragem para não desanimar. É preciso ir à Jerusalém das lutas, isto é, entrar no caldeirão das desordens e dos tumultos, expor-se ao perigo de uma crucificação, para acender as velas da fé e da esperança, para plantarmos as sementes da justiça e da paz.

         Para que o amanhã seja de fato promissor, é necessário muita coragem. Não podemos delegar a ninguém a tarefa de enfrentar os inimigos da fé, hastear a bandeira do Cristo, no meio do  egoísmo e do amor próprio. Não basta aplaudir os destemidos, que enfrentam armas e prepotência, precisamos unir nossa voz à dos injustiçados, gritar contra a ganância e as impunidades. Não basta enxugar o rosto ensanguentado daqueles que lutam contra o desemprego, a miséria e os salários de fome. Não basta limpar o suor daqueles que lutam por um pedaço de pão, para matar a fome, ou um pedaço de terra onde possa plantar suas esperanças. Não basta estancar as lágrimas daqueles  que choram seus familiares, vítimas da violência, dos assaltos, dos sequestros e dos desastres. Não basta sermos os Cireneus e ajudarmos os infelizes a carregarem a sua cruz. Não basta canonizar mártires que morreram com o coração a transbordar de fé e com o  nome de Cristo nos lábios.

          Para que este novo tempo seja uma realidade, é necessário muita coragem, expor-se aos perigos mesmo sabendo que colocando-se ao lado dos pobres, teremos que sofrer a oposição, a perseguição dos opulentos, a gozação, o sorriso sarcástico, o julgamento arbitrário e a condenação injusta. 

          Para que  haja um futuro promissor, não bastam as boas intenções, não basta refugiar-se nos ninhos do comodismo, entrar numa redoma de vidro e esperar passivamente a morte chegar. Agindo assim, é pura covardia, não é ser Cristão. Para que o mundo se transforme num paraíso terrestre, aqui e agora, é necessário tomar o caminho da luta, do nosso compromisso com os mais pobres. Proclamar bem alto o amor ao próximo e as novas esperanças de vida. É bem provável que só iremos conseguir por meio de muita luta e muitas lágrimas. Mas nada importa, se estamos com Cristo nada devemos temer. As lágrimas que viermos a derramar irão regar as raízes de um novo mundo, que veremos nascer e crescer.

       Mas para isso é preciso muita  coragem

                                             

Agostinho Gomes Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 22:12

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg