Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


A PARTE QUE NOS CABE

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 18.05.16

O sistema de vida está em risco no Planeta Terra. Varias espécies, incluindo a espécie humana, adquiriram uma modificação tão catastrófica que entrou no maléfico território do “Biocídio”. Biocídio, é a eliminação de variadas formas  de vida, inclusive a humana. A extinção em massa, a abreviação das condições de vida, estão a colocar em risco o futuro do Planeta.

 Há 150 anos, a maior floresta de pinheiros do mundo, ficava no Brasil, nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Uma paisagem deslumbrante, árvores frondosas, sementes deliciosas, (os pinhões),que cosidos, faziam parte da gastronomia Paranaense.  (A Araucária Angustifólia) conseguiu sobreviver à Era Glacial, (era do gelo), sobreviveu exuberante, por mais de 1.500 anos. As florestas de Araucária, no Brasil, hoje, não chegam a 4% do que já foi antes. O que a Era Glacial, não destruiu em milhões de anos, o homem espécie predatória, conseguiu destruir, num século e meio. Isto é a soberba daqueles que se arvoram “proprietários” do Planeta, quando na realidade, somos apenas usuários.

Há uma regra básica num sistema de vida, é a “Simbiose”, a vida junto à “Biodiversidade” A nossa arrogância é tamanha, que agora estamos vivendo à sombra do derretimento veloz das calotas polares. As alterações oriundas do aquecimento global, a desertificação das florestas, a contaminação dos rios e dos mares, geram um conceito de que a vida está a correr perigo no Planeta Terra.

Naturalmente a vida no Planeta não será extinta, pois ela é anterior á vida humana, mas a espécie humana, assim como outras espécies, com certeza entrará na aventura “Biocida” Não haverá uma catástrofe de novo, o tempo se encarregará de promover os acontecimentos. Afinal, qual a gota que fará o copo transbordar, a primeira ou a última? É claro que será qualquer uma delas. Se retirarmos uma a uma todas as gotas, o copo jamais transbordará.

É urgente tomar as providências necessárias, para evitar a falência total da vida. Não é uma obrigação apenas dos governos ou dos “gigantes econômicos”, mas de cada um de nós. A todos cabe a participação na luta, afim de ser encontrada uma solução, para a grave crise em que vive o Planeta, a Casa Comum de todos nós.

   

Deus abençoe a todos

        

Agostinho  Gomes  Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:03

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg