Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


A PARTE QUE NOS CABE

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 18.05.16

O sistema de vida está em risco no Planeta Terra. Varias espécies, incluindo a espécie humana, adquiriram uma modificação tão catastrófica que entrou no maléfico território do “Biocídio”. Biocídio, é a eliminação de variadas formas  de vida, inclusive a humana. A extinção em massa, a abreviação das condições de vida, estão a colocar em risco o futuro do Planeta.

 Há 150 anos, a maior floresta de pinheiros do mundo, ficava no Brasil, nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Uma paisagem deslumbrante, árvores frondosas, sementes deliciosas, (os pinhões),que cosidos, faziam parte da gastronomia Paranaense.  (A Araucária Angustifólia) conseguiu sobreviver à Era Glacial, (era do gelo), sobreviveu exuberante, por mais de 1.500 anos. As florestas de Araucária, no Brasil, hoje, não chegam a 4% do que já foi antes. O que a Era Glacial, não destruiu em milhões de anos, o homem espécie predatória, conseguiu destruir, num século e meio. Isto é a soberba daqueles que se arvoram “proprietários” do Planeta, quando na realidade, somos apenas usuários.

Há uma regra básica num sistema de vida, é a “Simbiose”, a vida junto à “Biodiversidade” A nossa arrogância é tamanha, que agora estamos vivendo à sombra do derretimento veloz das calotas polares. As alterações oriundas do aquecimento global, a desertificação das florestas, a contaminação dos rios e dos mares, geram um conceito de que a vida está a correr perigo no Planeta Terra.

Naturalmente a vida no Planeta não será extinta, pois ela é anterior á vida humana, mas a espécie humana, assim como outras espécies, com certeza entrará na aventura “Biocida” Não haverá uma catástrofe de novo, o tempo se encarregará de promover os acontecimentos. Afinal, qual a gota que fará o copo transbordar, a primeira ou a última? É claro que será qualquer uma delas. Se retirarmos uma a uma todas as gotas, o copo jamais transbordará.

É urgente tomar as providências necessárias, para evitar a falência total da vida. Não é uma obrigação apenas dos governos ou dos “gigantes econômicos”, mas de cada um de nós. A todos cabe a participação na luta, afim de ser encontrada uma solução, para a grave crise em que vive o Planeta, a Casa Comum de todos nós.

   

Deus abençoe a todos

        

Agostinho  Gomes  Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:03

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg


subscrever feeds