Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


A PREVIDÊNCIA SOCIAL

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 05.07.17

A Previdência Social no Brasil, começou em 1937 na Ditadura Vargas. Foram criados os IAPS, os Institutos de Aposentadoria e Pensões, para cada classe trabalhadora. O IAPC, para o Comércio, o IAPI, para a Indústria, IAPTC para os Transportes e cargas, o IAPB, para os Bancários, o IPASE, para o Servidor Público, e por aí afora. Cada IAP tinha a responsabilidade da classe, em serviço de saúde e auxilio doença, auxilio natalidade, auxilio funeral e finalmente a Aposentadoria. Cada IAP tinha o seu hospital e construía conjuntos habitacionais, para os segurados. Ainda hoje são famosos, vários Conjuntos Habitacionais construídos nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Quando entrei no mercado de trabalho, pertencia ao IAPC. De 13 de março a 23 de dezembro,  de 1961, estive afastado por doença. Embora estivesse na Beneficência Portuguesa, hospital particular recebia a cada semana a visita do médico do IAPC, recebia o meu salário todos os meses. Tudo funcionava muito bem. Em 1973, o governo da Ditadura Militar, resolveu acabar com os IAPS e criar o Ministério da Previdência Social, que ficou somente com a assistência Social e as aposentadorias. O serviço de saúde passou para o Ministério da Saúde, e o serviço de moradias, passou para o Banco Nacional da Habitação, hoje já extinto.

Em 1986, quando acabou a Ditadura e voltamos à Democracia, a Previdência foi alvo de muitos roubos, principalmente nos Acidentes de Trabalho. Vários Juízes e advogados ficaram ricos com as falcatruas. Também começou as aposentadorias fraudulentas, era uma verdadeira indústria, muitas pessoas se aposentavam, com altos salários, sem ter direito a nada. Quando abriram os olhos, a Previdência estava quebrada pelos roubos. Resolveram colocar trancas nas portas, mas já era tarde.  Hoje ainda tem muitos inquéritos, muitas pessoas estão sendo investigadas. Muitas, justamente no momento que mais precisam, é que perderam tudo.

Tenho um amigo em Lisboa que entrou nessa, agora pegaram a pensão dele, e não pode voltar ao Brasil, senão vai ser preso. Um casal meu amigo, quase com 90 anos, tiraram-lhe tudo, estão sendo sustentados pelos filhos, vivem a pedir-me remédios. Hoje a Previdência está a fazer uma limpa. No mês passado, cancelou mais de 50% dos auxílios doenças. Aliás, todas as Previdências no mundo, estão a enfrentar problemas. O Brasil é o alto desemprego e expectativa de vida das pessoas que aumentou muito. Há necessidade de grandes Reformas, mas é difícil para o governo faze-las.

 

Deus abençoe a todos

      

Agostinho  Gomes  Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:27


Comentários recentes




GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg