Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


ADOLESCENTES DEPRESSIVOS

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 14.06.17

A Depressão está sendo apontada pela Organização Mundial da Saúde, como a pior doença do século XXI ainda que temos apenas dezassete anos de vivência neste século. Cada dia aparecem mais pessoas a sofrer desta doença principalmente jovens e adolescentes. É muito comum encontrar jovens sem qualquer interesse pela vida, sem interesse e sem ideais. Não têm vontade de estudar, de fazer nada, só querem isolamento e dormir. Acham-se pesos mortos e rejeitados pelos familiares e amigos. Alguns já chegaram até a tentar o suicídio, não que tenham vontade de morrer, mas para se libertarem do estado de incapacidade em que se encontram.

A maioria dos jovens atinge esta fase crítica, quando estão deixando a adolescência, se queixam da sensação de se encontrarem num abismo profundo, sem condições de reagir. Este tipo de depressão em adolescentes está aumentando num ritmo assustador. Segundo pesquisas, a depressão é a maior causa de incapacidade de meninos e meninas de dez a dezanove anos. Começam com a falta de apetite, provocando alterações no peso, perturbações no sono, sentimentos de tristeza e desespero. Consideram-se inúteis para a sociedade, sem perspetivas de melhorar suas vidas. Isolam-se de tudo e de todos, têm dificuldades de concentração, falta de memória e carregados de pensamentos suicidas.

De acordo com uma recente pesquisa, as causas possíveis da depressão, é o resultado de uma combinação de fatores sociais e aspetos biológicos. Na família existem casos históricos da doença, já que a depressão tem muito de genético. Esta doença afeta o cérebro, provoca problemas cardíacos e alterações hormonais. O stresse também é um fator de risco, quando atinge o descontrole. A separação dos pais, um segundo relacionamento, a morte de um parente querido, de um amigo, um abuso sexual, maus tratos ou uma doença grave.

Outros fatores também podem ajudar como dificuldades nos colégios, a falta de memória afeta o aprendizado, sentem-se inferiorizados perante os colegas. As cobranças dos pais, o medo de não corresponder e tirar notas baixas. O abandono por parte dos familiares, ninguém se preocupa com eles, sentimentos de rejeição  estes fatores aliados á falta de perspetiva em conseguir emprego, criam nos jovens uma situação de incapacidade, sentem-se inúteis e imprestáveis. Por isso a depressão está atacando mais cedo, provocando um estrago na juventude.

    

Deus abençoe a todos

          

Agostinho Gomes Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:21


Comentários recentes




GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg