Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


CONTADOR DE VISITAS


contador View My Stats

página de fãs


Pesquisar

 

sitemeter


Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


AS GRANDES COLUNAS

por Francisco Gomes, Quinta-feira, 29.06.17

O mês de junho que está a terminar, é muito especial no calendário, é quando começa o verão no Hemisfério Norte, e o inverno no Hemisfério Sul.

Também temos no dia 22, o maior e o menor dia do ano, consequentemente, a maior e a menor noite. No Rio de Janeiro por ser inter tropical, quase não se sente diferença entre os dias e as noites. Também acontece pouca variação de temperatura entre as duas estações do ano. Neste mês se festejam em todo o mundo, as quatro grandes colunas da Igreja, os Santos António, João, Pedro e Paulo.

Santo António, dia 13, é festejado como Santo António de Lisboa, onde nasceu em 1195 e Santo António de Pádua, onde morreu em 1231. “É apontado pela tradição como o Santo Casamenteiro”. Foi contemporâneo de São Francisco de Assis, de quem se tornou companheiro, como Frade Franciscano. 

São João festeja-se no dia 24. A Bíblia Sagrada nos fala de dois santos chamados João, o Batista e o Evangelista. Este que festejamos em junho, é o Batista, o filho de Isabel e Zacarias, parentes de Jesus Cristo. João Batista é chamado de “O Precursor”, pois veio preparar o caminho para Jesus Cristo. Condenava as mazelas e bandalheiras do Governador da Galileia, Herodes Antipas, por isso teve sua cabeça cortada. É o único Santo que tem dois dias no Calendário Litúrgico, dia 24 de junho, nascimento e dia 27 de agosto, a morte. O nascimento do Batista aconteceu seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo. A 25 de dezembro.

 São Pedro e São Paulo festejam-se a 29 de junho. Não sabemos ao certo o dia da morte destes santos este dia lembra o translado dos restos mortais, das “Catacumbas”, para uma Igreja construída em suas homenagens na cidade de Roma.  São Paulo é festejado também no dia 25 de janeiro, a sua conversão ao Cristianismo, já que ele era perseguidor dos Cristãos na cidade e Jerusalém.

Estes três Santos são muito festejados principalmente no Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, é um mês com muitas festas, locais embandeirados com bandeiras coloridas, músicas tradicionais, casamentos na Roça, fogueiras e comidas típicas. É uma época em que soltam muitos balões, mas que se transformam em grandes perigos por causa dos incêndios.

Santo António, São João, São Pedro e São Paulo, sejam os  nossos protetores junto   Deus.

    

Deus abençoe a todos

          

Agostinho Gomes Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:43

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg