Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


AS GRANDES COLUNAS

por Francisco Gomes, Quinta-feira, 29.06.17

O mês de junho que está a terminar, é muito especial no calendário, é quando começa o verão no Hemisfério Norte, e o inverno no Hemisfério Sul.

Também temos no dia 22, o maior e o menor dia do ano, consequentemente, a maior e a menor noite. No Rio de Janeiro por ser inter tropical, quase não se sente diferença entre os dias e as noites. Também acontece pouca variação de temperatura entre as duas estações do ano. Neste mês se festejam em todo o mundo, as quatro grandes colunas da Igreja, os Santos António, João, Pedro e Paulo.

Santo António, dia 13, é festejado como Santo António de Lisboa, onde nasceu em 1195 e Santo António de Pádua, onde morreu em 1231. “É apontado pela tradição como o Santo Casamenteiro”. Foi contemporâneo de São Francisco de Assis, de quem se tornou companheiro, como Frade Franciscano. 

São João festeja-se no dia 24. A Bíblia Sagrada nos fala de dois santos chamados João, o Batista e o Evangelista. Este que festejamos em junho, é o Batista, o filho de Isabel e Zacarias, parentes de Jesus Cristo. João Batista é chamado de “O Precursor”, pois veio preparar o caminho para Jesus Cristo. Condenava as mazelas e bandalheiras do Governador da Galileia, Herodes Antipas, por isso teve sua cabeça cortada. É o único Santo que tem dois dias no Calendário Litúrgico, dia 24 de junho, nascimento e dia 27 de agosto, a morte. O nascimento do Batista aconteceu seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo. A 25 de dezembro.

 São Pedro e São Paulo festejam-se a 29 de junho. Não sabemos ao certo o dia da morte destes santos este dia lembra o translado dos restos mortais, das “Catacumbas”, para uma Igreja construída em suas homenagens na cidade de Roma.  São Paulo é festejado também no dia 25 de janeiro, a sua conversão ao Cristianismo, já que ele era perseguidor dos Cristãos na cidade e Jerusalém.

Estes três Santos são muito festejados principalmente no Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, é um mês com muitas festas, locais embandeirados com bandeiras coloridas, músicas tradicionais, casamentos na Roça, fogueiras e comidas típicas. É uma época em que soltam muitos balões, mas que se transformam em grandes perigos por causa dos incêndios.

Santo António, São João, São Pedro e São Paulo, sejam os  nossos protetores junto   Deus.

    

Deus abençoe a todos

          

Agostinho Gomes Ribeiro

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:43


Comentários recentes




GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg