Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


COMEÇAM AS HISTÓRIAS

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 25.11.15

Da família Ribeiro, que eu me lembro, a história começa com minha tia, Maria da Glória Lourenço Ribeiro. Ela foi a primeira de quatro irmãos, três mulheres e um homem. Era a único Lourenço, o sobrenome da Mãe, que naquele tempo, só o primeiro filho devia ter. Não conheci o marido dela. Ela morava perto da Capela do Santo. Quando comecei a entender a vida, ela morava com o neto Abílio, ainda solteiro. Lembro do casamento dele com uma filha do Senhor José Machado, a Cândida. Sabia que ela tinha três filhos no Brasil, mas eu não os conhecia. Já me disseram que existiu um quarto, chamado António, mas eu não lembro e nem conheci. Soube que o Abílio era seu neto, filho do Senhor José Ribeiro e da Senhora Deolinda Pires. Soube também o motivo pelo qual o Abílio era criado pela Avó e não pela Mãe. A tia Maria da  Glória era uma mulher alta e forte. Convivi pouco com ela, pois teve um derrame cerebral, ficou paralítica, presa à cama, eu acho que nunca fui visitá-la. Ela faleceu no dia seis de janeiro de 1947, no dia seguinte ao casamento do meu irmão António. Era uma segunda feira estava uma nevada muito grande. Eu tinha 14 anos e fui até Afonsim, pisando neve, para avisar o Padre João, que ficou responsável pela freguesia de Soutelo, na ausência do Padre Paulino. Os filhos dela, eu vim conhecê-los no Brasil. O mais velho, Senhor José Ribeiro, que eu aprendi a chamar de tio. A primeira vez que o vi, fiquei muito impressionado, dada à semelhança dele com meu Pai. Por isso, me agarrei muito com ele. Ele morava na companhia de uma Senhora escura, a Dona Maria, que me recebia como se fosse minha Mãe. Moravam na Rua Babilônia na Tijuca, sempre que os visitava, era recebido com muito carinho. Senti muito a morte da Dona Maria. Por fim o Tio José mandou vir a tia Deolinda, terminou seus dias junto dela.

Outro filho era o João. Convivi muito pouco com ele, não sei o que ele fazia e nem conheci nada dele.

O terceiro filho era o Joaquim. Quando o conheci estava rico e tinha o apelido de “Doutor”. Conheci uma única filha e a esposa, mas nunca estive em casa deles. Eram muito amigos da minha tia Maria Teresa, tudo o que conheço deles me foi narrada por ela. Mas eu lembro ele ir a Portugal, chegou junto ao Santo de carro, a mãe dele veio falar com ele no carro, não foi em sua casa e nem falou com pessoa alguma da aldeia, nem com meu Pai que era tio dele. Ficaram todos dececionados com esse “brasileiro”. A tia Maria Teresa, me contou como ele ficara rico. A única filha era casada com um Coronel, chefe da Casa Militar do Presidente Getúlio Vargas, que governou como Ditador, de 1930 até 1945. Foi deposto e voltou eleito pelo povo em l950. O Coronel, genro do Joaquim, soube no Palácio que o Governo ia mandar arrancar e queimar todos os pés de café do País. Aconselhou o sogro a estocar café em grão, porque o café ia faltar no País. O Joaquim empregou tudo o que tinha no estoque de café. Com isso ficou

rico. Acredito nesta história. Falei com ele duas vezes na casa da minha tia. Achei-o muito “convencido”, nunca fui a casa dele e não convivi com eles. Dos três, só o tio José, eu gostava e visitava. Nunca gostei de visitar casa de granfino. Para mim, quanto mais simples, melhor.

                                  

Deus abençoe a todos

                                

Agostinho Gomes Ribeiro   

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:59

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg


subscrever feeds