Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


CONTADOR DE VISITAS


contador View My Stats

página de fãs


Pesquisar

 

sitemeter


Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


COMER É MUITO BOM

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 19.07.17

Para nós humanos, comer não é um ato meramente biológico, mas uma verdadeira obra de arte. Não avançamos nos alimentos como fazem os abutres na carniça ou os cães que rasgam com os dentes a carne presa aos ossos. Para nós comer é um ritual, uma festa. Comemos com a boca, com os olhos, com o odor e até com o contato. Nosso apetite desperta com o chiar da frigideira, com o borbulhar da sopa na panela, ou até com o cheirinho do suflê.

É uma falta de reconhecimento não prestar homenagem a quem, com tanto carinho, faz a comida para nós. Por isso, é blasfêmia comer sozinho, de olho na TV ou na Internet, não saborear cada pedaço que levamos à boca. É igualmente pecado suscitar na hora das refeições, emoções negativas e fatos tristes.  É empobrecer a nossa humanidade, matar a fome com alimentos de procedência duvidosa, como certos sanduíches recheados com carne que não conseguimos identificar.

Cozinhar é uma arte milenar e nos identifica como seres culturais. Os demais animais ignoram a condição humana, não conhecem o preparo das delícias, pois comem tudo ao natural. É verdade que os humanos são relativamente mais fracos e mais sujeitos a várias doenças, pois só comem os alimentos cozidos que perdem muitos nutrientes. Seria para nos mais proveitoso, se pudéssemos ingerir alimentos ao natural, se pudéssemos saborear a própria natureza.

Nós somos umas usinas de reciclagem da natureza. Ela nos oferece verduras, legumes, cereais, carnes, frutas, os nutrientes essenciais à nossa vida. Cada célula, cada molécula do nosso corpo, se fortalece com os alimentos que ingerimos. Toda a nossa constituição biológica, até o cérebro é um complexo harmonioso do nosso sistema digestivo.

Comer é dar um beijo na boca da natureza, pois tudo o que usamos como alimento, nos é dado por ela. Comer é um perfeito relacionamento com a fauna e a flora, a atmosfera e a água. Comer é também uma liturgia. Temos uma mesa, forramos com toalha, dispomos os pratos, os talheres e os copos. Sentados á mesa, saboreamos os alimentos, geralmente na companhia de familiares e amigos. Todas as grandes soluções da humanidade, aconteceram sentados ao redor de uma mesa, sempre numa refeição.

    

Deus abençoe a todos

         

Agostinho Gomes Ribeiro  

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:51

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg