Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para nós humanos, comer não é um ato meramente biológico, mas uma verdadeira obra de arte. Não avançamos nos alimentos como fazem os abutres na carniça ou os cães que rasgam com os dentes a carne presa aos ossos. Para nós comer é um ritual, uma festa. Comemos com a boca, com os olhos, com o odor e até com o contato. Nosso apetite desperta com o chiar da frigideira, com o borbulhar da sopa na panela, ou até com o cheirinho do suflê.
É uma falta de reconhecimento não prestar homenagem a quem, com tanto carinho, faz a comida para nós. Por isso, é blasfêmia comer sozinho, de olho na TV ou na Internet, não saborear cada pedaço que levamos à boca. É igualmente pecado suscitar na hora das refeições, emoções negativas e fatos tristes. É empobrecer a nossa humanidade, matar a fome com alimentos de procedência duvidosa, como certos sanduíches recheados com carne que não conseguimos identificar.
Cozinhar é uma arte milenar e nos identifica como seres culturais. Os demais animais ignoram a condição humana, não conhecem o preparo das delícias, pois comem tudo ao natural. É verdade que os humanos são relativamente mais fracos e mais sujeitos a várias doenças, pois só comem os alimentos cozidos que perdem muitos nutrientes. Seria para nos mais proveitoso, se pudéssemos ingerir alimentos ao natural, se pudéssemos saborear a própria natureza.
Nós somos umas usinas de reciclagem da natureza. Ela nos oferece verduras, legumes, cereais, carnes, frutas, os nutrientes essenciais à nossa vida. Cada célula, cada molécula do nosso corpo, se fortalece com os alimentos que ingerimos. Toda a nossa constituição biológica, até o cérebro é um complexo harmonioso do nosso sistema digestivo.
Comer é dar um beijo na boca da natureza, pois tudo o que usamos como alimento, nos é dado por ela. Comer é um perfeito relacionamento com a fauna e a flora, a atmosfera e a água. Comer é também uma liturgia. Temos uma mesa, forramos com toalha, dispomos os pratos, os talheres e os copos. Sentados á mesa, saboreamos os alimentos, geralmente na companhia de familiares e amigos. Todas as grandes soluções da humanidade, aconteceram sentados ao redor de uma mesa, sempre numa refeição.
Deus abençoe a todos
Agostinho Gomes Ribeiro
Olá., meu bisavô era Crisostomo de Aguiar e veio d...
Meu Grande amigo já descansa paz
Caro primo, Fernando, pelo que me dizes só pode de...
Caro primo, essa passagem do Padre Manuel do Couto...
Parabéns, esse sim o sentido da vida, ajudar sem o...
Absolutamente de acordo!
Sou Cláudio Dias Aguiar, único filho do casal Raim...
domingo gordo é mesmo para enfardar :D :D :D
Os meus pesames a familia.
Como assim??