Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


página de fãs


Pesquisar

 

Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


NEM TUDO FOI CARNAVAL

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 01.03.17

No dia 03 de outubro de 1893, foi eleito no Brasil, o primeiro Presidente da República civil, foi Prudente de Morais. Seu primeiro projeto enviado ao Congresso Nacional, foi a mudança da Capital do Rio de Janeiro, para o Planalto Central. A partir daí, o mapa do Brasil passou a ostentar no centro do Estado de Goiás, um pequeno quadrado, com a legenda, “Nova Capital”. Não havia sido escolhido o nome e nem o local onde seria construída essa nova cidade.

No dia 03 de outubro de 1955, foi eleito o Senhor Juscelino Kubichek. Seu lema de propaganda eleitoral fora: fazer em cinco anos o que não fora feito em cinquenta. O seu primeiro projeto

 foi a Construção da Nova Capital. Foi escolhido o nome Brasília e determinado o local certo, onde seria feita a nova cidade. Os anos de 1956 até 1959, foi uma verdadeira luta contra o tempo. Poucas pessoas acreditavam que a Nova Capital ficaria pronta, que o Rio de Janeiro perderia o status de Capital do Brasil.

Mas o obra ficou pronta, em condições de ser inaugurada no dia 21 de abril de 1960. O Rio de Janeiro perdeu o status de Capital do País, e passou a ser Estado da Guanabara. Para a inauguração foram convidados vários Chefes de Estado e também o Papa, que era João XXIII, atualmente elevado á dignidade dos altares. O Papa deveria abençoar a Nova Capital, já que o Brasil é o maior País Católico do mundo. O Papa ponderou: se Portugal já havia dado ao Brasil duas Capitais, era muito justo que participasse também da terceira. Assim, indicou o Cardeal de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para representar o Vaticano e abençoar a Nova Capital.

Os brasileiros como sempre bem humorados, fizeram muitas piadas sobre Brasília como naquele tempo estava começando o movimento musical chamado de “Bossa Nova”, o povo começou a chamar a Nova Capital, de Capital Bossa Nova. O Cardeal Cerejeira, inocentemente, foi motivo de uma piada. Ao desembarcar no aeroporto, um jornalista lhe perguntou: O Senhor veio ver a Bossa Nova? Ele respondeu: não, vim ver a Bossa Velha. Mas a maior piada foi a do Índio, que deu origem a uma marcha de carnaval, que foi um sucesso total.

Um Índio entrou na casa de um alto funcionário público, viu pendurado na parede, um colar, Pediu-o. A mulher cheia de medo subiu numa cadeira para apanhar o colar. Soltou um peidinho, daqueles que apitam. O Índio ficou espantado e disse: índio não quer colar, índio quer apito. Esta piada correu o Brasil inteiro e deu origem a uma marchinha do carnaval de 1961. Era cantada por todos os lugares.

    

Deus abençoe a todos

        

Agostinho  Gomes  Ribeiro   

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 20:49

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg