Created by Watereffect.net Created by Watereffect.net

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BLOGUE PARADA DE AGUIAR - Mais sobre mim


Colaboradores - Clique nas fotos para aceder aos textos de cada Colaborador

ela, 2. antonio candido . 8341659518_ecc98db9f2_m . Cândida dos Reis Dias Pinto . minha foto. agostinho ribeiro . agostinho . francisco gomes .

calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


CONTADOR DE VISITAS


contador View My Stats

página de fãs


Pesquisar

 

sitemeter


Google Maps


Ver mapa maior

PARADA DO CORGO

viveiro em 1987


NEM TUDO FOI CARNAVAL

por Francisco Gomes, Quarta-feira, 01.03.17

No dia 03 de outubro de 1893, foi eleito no Brasil, o primeiro Presidente da República civil, foi Prudente de Morais. Seu primeiro projeto enviado ao Congresso Nacional, foi a mudança da Capital do Rio de Janeiro, para o Planalto Central. A partir daí, o mapa do Brasil passou a ostentar no centro do Estado de Goiás, um pequeno quadrado, com a legenda, “Nova Capital”. Não havia sido escolhido o nome e nem o local onde seria construída essa nova cidade.

No dia 03 de outubro de 1955, foi eleito o Senhor Juscelino Kubichek. Seu lema de propaganda eleitoral fora: fazer em cinco anos o que não fora feito em cinquenta. O seu primeiro projeto

 foi a Construção da Nova Capital. Foi escolhido o nome Brasília e determinado o local certo, onde seria feita a nova cidade. Os anos de 1956 até 1959, foi uma verdadeira luta contra o tempo. Poucas pessoas acreditavam que a Nova Capital ficaria pronta, que o Rio de Janeiro perderia o status de Capital do Brasil.

Mas o obra ficou pronta, em condições de ser inaugurada no dia 21 de abril de 1960. O Rio de Janeiro perdeu o status de Capital do País, e passou a ser Estado da Guanabara. Para a inauguração foram convidados vários Chefes de Estado e também o Papa, que era João XXIII, atualmente elevado á dignidade dos altares. O Papa deveria abençoar a Nova Capital, já que o Brasil é o maior País Católico do mundo. O Papa ponderou: se Portugal já havia dado ao Brasil duas Capitais, era muito justo que participasse também da terceira. Assim, indicou o Cardeal de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para representar o Vaticano e abençoar a Nova Capital.

Os brasileiros como sempre bem humorados, fizeram muitas piadas sobre Brasília como naquele tempo estava começando o movimento musical chamado de “Bossa Nova”, o povo começou a chamar a Nova Capital, de Capital Bossa Nova. O Cardeal Cerejeira, inocentemente, foi motivo de uma piada. Ao desembarcar no aeroporto, um jornalista lhe perguntou: O Senhor veio ver a Bossa Nova? Ele respondeu: não, vim ver a Bossa Velha. Mas a maior piada foi a do Índio, que deu origem a uma marcha de carnaval, que foi um sucesso total.

Um Índio entrou na casa de um alto funcionário público, viu pendurado na parede, um colar, Pediu-o. A mulher cheia de medo subiu numa cadeira para apanhar o colar. Soltou um peidinho, daqueles que apitam. O Índio ficou espantado e disse: índio não quer colar, índio quer apito. Esta piada correu o Brasil inteiro e deu origem a uma marchinha do carnaval de 1961. Era cantada por todos os lugares.

    

Deus abençoe a todos

        

Agostinho  Gomes  Ribeiro   

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 20:49

Capela de Parada de Aguiar e Rua do Arco, com ef. especiais


Created by Watereffect.net
Created by Watereffect.net


Comentários recentes




IMAGENS DA NOSSA TERRA

CLIQUE NA FOTO PARA ACEDER À GALERIA DE IMAGENS DE PARADA DE AGUIAR parada em ponto grande para imagem de fundo.

GENTE DA NOSSA TERRA

minha imagem para.jpg